Os espectrofotômetros são dispositivos de medição que medem a cor para garantir que ela permaneça consistente desde a especificação até a verificação da qualidade final. Eles podem ser usados para medir tudo, desde líquidos e plásticos, até papel, metal e tecidos para praticamente todos os setores.
Neste post, iremos comparar os modelos de espectrofotômetros mais conhecidos e como cada um pode ser usado; algumas destas comparações foram disponibilizadas no site da X-Rite dos Estados Unidos.
Neste artigo, veremos:
o 1. Espectrofotômetros de esfera portáteis
o 2. Espectrofotômetros multiangulares portáteis
o 3. Espectrofotômetros 0º / 45º portáteis
o 3.1. Tipos de eXact
o 4. Espectrofotômetros de esfera de bancada
o 4.1. Menções honrosas aos espectros de bancada
o 5. Espectrofotômetro para medição sem contato com a amostra
o 6. Espectrofotômetro para medição em linha
Boa leitura!
Tipos de eXact
Existem muitos modelos de eXact para escolher, então separamos quatro modelos dos mais famosos para você decidir:
Este aparelho foi projetado especificamente para trabalhos CMYK, permitindo obter e manter cores precisas durante toda a execução do projeto. O eXact Basic é uma boa opção de nível básico que detecta automaticamente o tipo de cor e fornece medições rápidas e claras de densidade e valor de tons de áreas sólidas e tintas.
Já o modelo Standard foi projetado especificamente para gráficas e convertedores de embalagens e é o espectrofotômetro líder de mercado para validar a cor das tintas CMYK e de cores especiais. Seu software inteligente fornece funcionalidade aprimorada de recursos de controle de qualidade, medições de amostras e a capacidade de armazenar diferentes perfis de usuário.
Ideal para laboratórios de controle de qualidade e tinta, o eXact Advanced pode medir a cor da tinta e do papel antes, durante e após a produção do impresso para garantir que a cor permaneça no alvo. Também é capaz de mediar a opacidade em filmes flexíveis.
Este dispositivo, consideravelmente novo no mercado, é uma solução extremamente moderna para realizar medições de cores automaticamente. Você pode realizar o processo de medição em menos de 15 segundos! É totalmente flexível, pode ser integrado à maioria das soluções para controle de impressão.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a decidir qual espectrofotômetro é o melhor para o seu fluxo de trabalho! A Engecolor trabalha com as marcas X-Rite, Pantone e outras que você pode conferir em nosso site.
Ficou em dúvida ou deseja ter mais informações?
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.