Controlar a cor em líquidos é um dos processos mais desafiadores! Contudo, nem por isso essa tarefa é menos importante!
O líquido é difícil de medir porque pode variar em transparência de translúcido a opaco. Também é difícil de segurar e o dispositivo de medição não pode tocá-lo, com o risco de a fonte óptica e a amostra serem contaminadas.
Sendo assim, quando você for escolher um equipamento para realizar a medição nesse tipo de produto, a primeira referência é que a capture se dê por meio de não-contato entre o dispositivo e o líquido.
Uma boa dica é o espectrofotômetro Ci7500 com o acessório para tubo de ensaio, para medir a amostra. O suporte se encaixa bem na placa de abertura de uma bancada Ci7000 e mantém o tubo de ensaio na posição correta para a cor de refletância do líquido. Como a maioria dos líquidos não é completamente opaca, o fundo terá um papel na cor final.
Outra sugestão é o MetaVue VS3200, que pode realizar medições de cor em líquidos e géis, até em itens não líquidos. Pode ser equipado com estande e diferentes tipos de bandejas para armazenamento de amostras.
x-rite
Um espectrofotômetro também pode avaliar a transparência de um líquido. Voltando ao nosso exemplo de suco de maçã, se a medição mostrar que não há luz suficiente passando, o suco pode precisar ser filtrado. Isso pode acontecer com outros líquidos também, como produtos químicos e corantes.
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.