Blog

Cinco armadilhas que afetam as medições de cor
12/12/2023

Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor.

Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post!

Vem com a gente!


padrões e amostras

1. Padrões e amostras ruins

 

Padrões físicos e amostras não duram para sempre. O manuseio descuidado e dispositivos sujos podem destruí-las rapidamente. Aqui estão três dicas para evitar padrões de baixa qualidade:

• Ao criar um padrão físico, reúna várias amostras do mesmo lote e verifique se as amostras têm a mesma tonalidade. Se um padrão de trabalho for danificado, você pode simplesmente substitui-lo.
• Padronize, documente e comunique seus procedimentos de preparação de amostra a todos os envolvidos no fluxo de trabalho para garantir que cada usuário execute cada tarefa da mesma maneira, sempre.
• Mantenha suas amostras limpas (link para o blog de cuidado do espectro). Poeira, óleo e impressões digitais podem causar dados de medição imprecisos.
• Prolongue a vida útil de seus padrões, armazenando-os em um saco plástico preto (sem plastificantes) ou em envelopes de papel não ácido em um local fresco e escuro.
• A Engecolor trabalha com o PantoneLIVE, um programa especial Pantone para ter todas as suas cores armazenadas digitalmente na nuvem; a comunicação de cores em uma cadeia complexa pode ser obtida com menos esforço e maior precisão. Você pode obter informações e orçamentos sobre o PantoneLIVE em nosso formulário (link) ou clicando no botão flutuante ao lado, para falar com um de nossos técnicos.

 


Branqueadores ópticos

2. Branqueadores ópticos

 

O branco nem sempre é o que parece ser. Esse efeito é causado pela presença de branqueadores ópticos, que são materiais fluorescentes que os fabricantes adicionam para deixar seus produtos mais brancos.

Aqui temos duas camisas brancas. Os tecidos parecem idênticos sob a luz do dia, mas os brancos são bastante diferentes quando vistos sob a luz ultravioleta. Isso pode ser um problema real para os fabricantes que montam produtos com peças de fábricas diferentes; como podemos perceber na foto, as camisas foram costuradas com tecidos de diferentes fornecedores.
Aqui estão três dicas para controlar branqueadores ópticos:
• Use uma cabine de luz para inspecionar as matérias-primas sob várias condições de iluminação para que você possa identificar um problema antes da produção ou montagem.
• Use uma cabine de luz para inspecionar produtos prontos também. Identificar um problema agora ainda é mais barato do que após o envio.
• Use um espectrofotômetro que seja capaz de capturar medições de UV. O espectrofotômetro portátil Ci64, por exemplo, oferece tamanhos de abertura flexíveis (link blog) e a opção de adicionar iluminação LED UV para capturar medições de cores precisas em plásticos, tecidos e papéis que contenham agentes de brilho óptico.
Os branqueadores ópticos não são apenas um problema para a área têxtil. Eles também podem ser encontrados em papéis, embalagens, plásticos, tintas e líquidos.

 


3. Metamerismo

Existem três tipos de metamerismo:

Metamerismo de Iluminância é a forma de metamerismo mais comum. Dá-se quando duas mostras coincidem quando são vistas sob um tipo de luz, mas não coincidem quando são observadas por uma fonte de luz diferente.
Metamerismo Geométrico dá-se quando duas mostras coincidem vistas sob um determinado ângulo de visão, mas não coincidem ao variar este ângulo. Acontece em amostras cujo espectro de refletância seja dependente do ângulo de visão. Como você pode imaginar, as superfícies texturizadas são difíceis de medir; um espectrofotômetro de esfera de bancada como o Ci7800 da X-Rite pode medir a luz refletida em todos os ângulos e calcular medições de cores que correspondem ao que o olho humano veria.Metamerismo de Observador ocorre por diferenças na visão da cor entre vários observadores. Com frequência estas diferenças têm uma origem biológica, como, por exemplo, que duas pessoas tenham problemas de visão como astigmatismo ou miopia. Por isto, duas amostras diferentes podem ser percebidas como a mesma por um observador em certas condições de iluminação.

 

metamerismo de iluminante

4. Usando o tipo incorreto de espectrofotômetro

Para escolher o dispositivo de medição de cor certo, você precisa considerar as características de suas amostras. Não há como listar todas as variáveis de amostra que podem afetar seus dados de medição, mas aqui estão algumas a serem consideradas:
A sua amostra é translúcida ou opaca? Existem tipos de espectrofotômetro que podem solucionar estes problemas, saiba mais aqui. (link para o blog)
Sua amostra está molhada ou seca? Itens úmidos geralmente parecem mais escuros, o que pode distorcer a medição e podem contaminar o espectro para distorcer medições futuras.
Qual é a temperatura da sua amostra? Muitos pigmentos são termo cromáticos, o que significa que as amostras realmente mudam de cor à medida que ficam mais quentes (pense em como a cor muda quando você passa a ferro uma camisa).

uso incorreto do espectrofotômetro

5. Falta de procedimentos operacionais

Depois de identificar o máximo de variáveis possível, crie procedimentos em torno delas. Isso permitirá que todos os envolvidos na avaliação de cores, seja no local ou não, controlem as cores durante a execução da fabricação.
• Faça uma lista detalhada de todos os cenários possíveis.
• Crie procedimentos que todos devem seguir ao medir amostras.
• Compartilhe-os com todos os envolvidos na avaliação de cores.
Caso contrário, seus dados serão ambíguos e o controle de cores será prejudicado.

Gostou do nosso conteúdo?

Levando em consideração essas armadilhas, ao desenvolver seus procedimentos de medição e gerenciamento de cores, você terá mais chances de obter resultados precisos. Está lidando com uma armadilha diferente? Nossa equipe pode ajudá-lo a solucionar este problema! Para entrar em contato, você pode clicar no botão flutuante ao lado e será redirecionado ao nosso canal aberto, onde responderemos o mais rápido possível.

  Ficou em dúvida ou deseja ter mais informações?

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento logo abaixo: telefone, WhatsApp, e-mail ou clique no ícone flutuante da página e fale agora com um consultor.