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Psicologia das cores para o mercado consumidor
27/03/2018

O seu padrão de cores atrai o cliente final na compra?

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Muito se fala sobre manter um padrão preciso de cores, porém, você já parou para pensar na influência desse fator na hora da decisão de compra?

Pode-se inferir que as cores são muito importantes na vida das pessoas, pois têm a habilidade de despertar sensações e definir ações e comportamentos, além de provocar reações corporais e psicológicas. Assim, numa sociedade cada vez mais competitiva, a Publicidade deve atender às necessidades dos indivíduos, utilizando a cor como meio de atingir as finalidades da campanha. (CREPALDI, 2006, p.2)Como aborda Crepaldi, atualmente vivemos em uma sociedade cada vez mais competitiva. Os indivíduos possuem necessidades e elas são supridas em uma relação de consumo, por isso, precisamos ter cada vez mais noção do que estamos entregando aos clientes e o que influenciará essa relação de compra e venda. Por isso, reunimos alguns dados coletados pelo Pantone Color Institute que mostram a importância das cores e da exibição para o consumidor.

70% das decisões de compra são feitas na exibição

Já é sabido* que a maioria das compras são feitas na hora da exibição, ou seja, quando o consumidor vê o produto. Uma cor que crie uma identificação entre o cliente e a marca é algo de extrema importância nessa hora.

60% das aceitações e rejeições são pelas cores
Continuando o raciocínio sobre o primeiro dado, chegamos a esse fato. Seja pela embalagem ou pela cor do produto que vem dentro dela, a maioria dos consumidores deixa de comprar o que está sendo oferecido pelas cores.

Imagine que você está em um restaurante italiano observando as páginas do cardápio para pedir o seu prato e, hipoteticamente, o penne ao molho branco tem uma cor de aparência acinzentada na foto. Você pediria o prato, tendo em vista a aparência estranha dele? Cremos (1a ou 3a pessoa?) que não.

A imagem pode enganar

Como já abordado antes aqui no nosso blog, cada cérebro tem uma percepção diferente das cores e N fatores podem acarretar em modificações nos tons dos produtos. O prato do restaurante italiano poderia não ter a cor acinzentada, mas sim ter sido mal representado pela imagem no cardápio, impresso sem um perfil de cor adequado para exibir exatamente o que o estabelecimento costuma servir.

Esse foi um exemplo de como um padrão de cor pode influenciar ou não os seus clientes. Mas como obter algo exato? Existe uma série de equipamentos que podem garantir maior facilidade na hora de definir as cores do seu produto e também mantê-las, para que não aconteça o que ocorreu na situação do restaurante.

Quer saber mais sobre eles? É só conferir a nossa loja. Também não esqueça de nos curtir e compartilhar essa postagem nas redes sociais! Um abraço e até a próxima.

 

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