Blog

Como a aparência afeta a cor
12/12/2023

A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.

Os objetos podem ter vários elementos que afetam a aparência, como por exemplo, a textura da superfície do material. O ambiente, condições da superfície, ilusões de ótica, a iluminação e até um observador podem fazer com que uma cor pareça muito diferente.

exact

Descrevendo a aparência

 

Vamos usar a imagem deste carro ao lado, por exemplo. Embora muitos possam entender que a cor é azul, não está capturando todas as características ou atributos de sua aparência.

“Azul” descreve o carro de uma forma que podemos entender e comunicar – por exemplo, direcionando alguém para o veículo correto em um estacionamento – mas há muitas coisas que ele não descreve:

– O azul escuro, quase preto, aparece nas sombras;
– O reflexo espelhado do acabamento de alto brilho;
– O brilho cintilante dos pigmentos de efeito especial;
– A forma como a cor oscila de azul claro para azul petróleo na medida em que a iluminação muda.

A sensibilidade do olho humano varia de pessoa para pessoa e também afeta a forma em que estamos enxergando o carro; ele pode ter características diferentes de uma pessoa para outra.
O fundo também pode atrapalhar; se mudarmos a cor do fundo do carro, uma ilusão de ótica poderá confundir a nossa visão.

 


Aparência nas indústrias de moda, casa e eletrônicos

O mesmo se aplica a essa amostra de material. Como você a descreveria?

À medida que os materiais se tornam cada vez mais complexos, os fabricantes estão percebendo que precisam ir além da cor para descrever a aparência. As marcas entendem que essas descrições detalhadas devem ser comunicadas de uma forma que permita aos fornecedores executá-las. Ao mesmo tempo, as marcas buscam um tempo reduzido de chegada ao mercado para acompanhar a moda rápida e as tendências de consumo.

Mas tanto as marcas quanto os fabricantes também estão aprendendo que comunicar a aparência não é tão fácil.


exact

Por que é tão difícil comunicar a aparência?

 

Uma imagem nem sempre vale mais que mil palavras.

Como você viu nas amostras de material acima, as imagens físicas não são estáticas; aposição e a iluminação podem alterar a aparência. Características como brilho e textura complicam ainda mais as coisas, tornando o design, o desenvolvimento e a comunicação do produto um desafio.

O poder do design virtual

A fabricação just-in-time, a personalização do produto e o marketing agressivo estão levando à necessidade de design virtual. Um número crescente de empresas está se voltando para sistemas CAD 3D com soluções de renderização foto-realistas para economizar dinheiro e encurtar os ciclos de revisão. Com o uso de ferramentas avançadas de visualização digital, o processo de design e aprovação pode diminuir de meses para minutos.

Embora esses avanços tenham sido úteis, havia um elo que faltava no design de produto virtual: a capacidade de integrar materiais do mundo real.

Tradicionalmente, as equipes de design aproximam o comportamento físico (ótico) dos materiais aproximando artisticamente representações de materiais virtuais. É um processo tedioso e demorado com desafios significativos. Mas mesmo depois de todo esse trabalho, as aproximações nunca são 100% precisas e não podem ser facilmente compartilhadas entre as ferramentas de design e renderização.

A X-Rite oferece soluções para que os atributos visuais como cor, brilho e cintilância mais complexos do mercado possam ser medidos e capturados. Uma delas é o scanner TAC7, que é capaz de capturar e armazenar cor, textura, brilho e outras características de aparência superficial de amostras de materiais físicos. Outra possibilidade é o aplicativo PANTORA para desktop, que permite aos usuários capturar, armazenar, gerenciar, visualizar e editar materiais virtuais e trocá-los digitalmente via um formato de arquivo Appearance Exchange (AxF) neutro do fornecedor.

 


Mesmo com tanta tecnologia, ainda se torna difícil comunicar a aparência!

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e tenha entendido a diferença de aparência e cor e a sua complexidade. Se deseja obter mais informações, ou entrar em contato com a nossa equipe, você pode clicar no botão flutuante ao lado e será redirecionado ao nosso canal aberto.

Ficou em dúvida ou deseja ter mais informações?
Entre em contato pelos nossos canais de atendimento logo abaixo: telefone, WhatsApp, e-mail ou clique no ícone flutuante da página e fale agora com um consultor.