Antes de escolher entre um monitor profissional e um monitor comum devemos levar em consideração a sua utilização. Aspectos como espaço de cor, fidelidade de cores, ângulo de visão e taxa de resposta variam para cada tipo de tela.
Além de escolha de um monitor, é muito importante que seja feito uma calibração periódica para corrigir cores, brilho e contraste. Monitores comuns também podem ser calibrados e com bons resultados.
Mas não adianta usar apenas as configurações básicas da máquina e do monitor. Uma calibração de qualidade deve ser feita com um espectrofotômetro como o X-Rite I1Basic PRO 2 , X-Rite I1Publish PRO 2 ou suas versões mais novas X-Rite I1Basic PRO 3 e PRO 3 Plus , X-Rite I1Publish PRO 3 e PRO 3 Plus .
MONITORES TN (TWISTED NEMATIC)
Tecnologia LCD mais utilizada devido ao seu baixo custo. São muito utilizados para jogos por causa do seu baixo tempo de resposta. Não possuem boa reprodução de cores e seu ângulo de visão é muito limitado. Olhar para o monitor de lado interfere drasticamente na visualização, sendo necessário estar no centro para evitar grandes distorções. Por esse motivo, as telas TN não são indicadas para quem trabalha com edição de imagem ou vídeo.
MONITORES VA (VERTICAL ALIGNMENT)
Monitores VA possuem os pixels Verticalmente Alinhados. Tem melhor reprodução de cor do que os painéis TN mas os piores tempos de resposta dos monitores. Não recomendado para quem precisa de desempenho. Seu ponto forte é o contraste que reproduz muito bem tons escuros e seu ângulo de visão é um pouco melhor que os monitores TN.
MONITORES IPS (IN-PLANE-SWITCHING)
Monitores profissionais IPS possuem sua estrutura de cristais líquidos na horizontal, diferente dos monitores comuns que são verticais. Dessa maneira é possível enxergar a tela de qualquer ângulo sem alterar a imagem. Muito recomendado para salas amplas, onde muitas pessoas enxergam a mesma tela. Além disso a fidelidade de cores é impressionante, fazendo dos monitores IPS os preferidos entre designers, fotógrafos e demais profissionais de áreas gráficas.
Quem deve usar um monitor profissional?
Se você precisa ver as cores com fidelidade você precisa de um monitor profissional como os monitores da linha ColorEdge da Eizo. Inclusive na área da saúde não se pode deixar esse aspecto em segundo plano. Diagnósticos por imagem requerem um alto padrão de visualização para clareza de resultados. Algo que apenas monitores profissionais proporcionam.
Designers e fotógrafos certamente terão problemas ao apresentar uma arte em um monitor comum pois cada pessoa verá uma cor diferente dependendo do seu ângulo de visão. Isso pode atrasar significativamente a conclusão de um projeto.
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.