A fidelidade de cores na impressão é tão importante quanto a fidelidade de cores no seu monitor. É muito importante que os dispositivos conversem entre si para não termos um resultado diferente do esperado na impressão.
Calibrar ou perfilar?
A maneira correta de se referir aos ajustes feitos na impressora é perfilamento. Calibração é feita apenas em monitores.
Como perfilar a impressora
Antes de perfilar a impressora é preciso saber qual o tipo do papel. Cada papel possui um acabamento e uma gramatura que vão influenciar nas cores do material impresso. Assim, para cada tipo de papel você deverá criar um perfil ICC.
Imprima um gráfico de teste para ser analisado pelo equipamento de medição, que pode ser um espectrofotômetro como o i1 Basic Pro da X-Rite.
Espere 10 minutos para secar a tinta do papel e faça a medição. Siga uma linha de cores por vez, até o fim. Dessa maneira será criado o perfil ICC.
Uma das maneiras de controlar as cores na impressão é com o perfil ICC. O perfil ICC é um arquivo que cria um perfil de cores para a impressora, como se fosse um cartão de identidade, regulando a tonalidade de cada cor.
Além de aproximar as cores do resultado ideal, também facilita a comunicação de cores entre impressoras fazendo com que todas imprimam da mesma maneira. Nesses casos cada impressora mesmo que seja da mesma marca e modelo terá um perfil diferente para cada uma. Além disso, o perfil ICC também ajuda na economia de tinta.
Para os profissionais mais exigentes, a X-Rite criou a solução perfeita para uma incrível fidelidade de cor durante todo seu trabalho digital. Desenvolvido para fotógrafos, designers e profissionais de pré-impressão, o i1 Publish Pro 2 traz o que há de melhor para definir perfis de cores e calibrar monitores, projetores, impressoras CMYK e RGB, câmeras e scanners.
Dentre os benefícios do i1 Publish, estão:
Conecte seu dispositivo I1, verifique se o software detectou o dispositivo e clique em Perfilar Impressora.
Escolha a impressora e selecione o tipo de papel. Escolha o gráfico de teste e imprima. Espere 10 minutos para secar a tinta do papel antes de fazer a medição.
Agora com o i1 faça a medição do gráfico de teste. Siga uma linha de cores por vez, até o fim. Dessa maneira será criado o perfil ICC.
Por último, de um nome para o arquivo ICC e salve. Pronto! sua impressora está calibrada.
A precisão das cores é um fator determinante em todos os setores e quando ela não atende os padrões desejados resulta em aumento dos custos e até mesmo no tempo de lançamento do produto, gerando muitos retrabalhos, portanto é importante ver as cores sob condições de luz controladas.
Se deseja saber mais sobre estas soluções, você pode clicar no botão flutuante ao lado, assim, entraremos em contato para auxiliá-lo!
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.