Iluminante D50
Também chamado de Luz do dia. Temperatura de cor de 5000k. Possui uma boa equivalência em todas frequências do espectro. Utilizado nas áreas gráficas para controlar a reprodução da cor.
Uma fonte luminosa depende de energia para iluminar: como o Sol e as lâmpadas por exemplo. Além disso, podemos medi-la com equipamentos de colorimetria a fim de encontrar sua curva espectral.
Um iluminante é definido por uma representação matemática de uma curva espectral que pode ou não existir. A CIE, Commission Internacionale L’Eclairage (Comissão Internacional de Iluminação) definiu alguns iluminantes com a finalidade de representar certas fontes de luz. Estes iluminantes e seus dados espectrais são usados com o intuito de medir a cor de uma amostra e ver seu comportamento sob cada fonte.
Também chamado de Luz do dia. Temperatura de cor de 5000k. Possui uma boa equivalência em todas frequências do espectro. Utilizado nas áreas gráficas para controlar a reprodução da cor.
Luz do dia média. Temperatura de cor de 6500k. Esse é um dos iluminantes mais utilizado para representar a luz do dia. Utilizado na na indústria têxtil e em outras de bens de consumo.
Simula a luz fluorescente branca fria usada em escritórios e lojas. Temperatura de cor de 4230k.
Fluorescente de banda larga. Simula a luz do dia do D65. Temperatura de cor de 6500k.
Fluorescente de banda estreita. Temperatura de cor de 4000k.
Fluorescente de banda estreita. Temperatura de cor de 3000k.
O IRC foi criado pela CIE com a finalidade de classificar a fidelidade de cores das fontes luminosas quando comparadas com um iluminante padrão CIE. O valor do IRC pode variar de 0 a 100, sendo 100, portanto, o valor que representa a maior fidelidade de cores. Para análise e gerenciamento de cores, a recomendação é que este índice seja superior a 90, para que as fontes luminosas sejam confiáveis.
Aproveite e dê uma olhada na nossa loja para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da cor!
Se deseja saber mais sobre estas soluções, você pode clicar no botão flutuante e preencher nosso formulário, assim, entraremos em contato para auxiliá-lo!
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.