Blog

Como obter fidelidade de cor no processo fotográfico
16/03/2018

Muitos profissionais da fotografia passam por dificuldades na hora da comunicação de cores devido a problemas de fidelidade de cor entre o alvo da fotografia e a visualização e a impressão ou revelação, porém existem métodos de reduzir esses problemas!

Você sabia que a cor é o elemento mais poderoso na fotografia? Com a coloração certa, a sua foto pode passar exatamente o sentimento que você quer. Mistério, calma, alegria, tristeza. Cuidando bem desse fator, a imagem poderá impressionar o observador despertando a emoção que o fotógrafo deseja.

Bom, para começar a falar desse assunto, iremos tocar novamente em um dos assuntos que sempre serão recorrentes nos nossos textos: a iluminação. Cor é iluminação e fotografia é desenhar com a luz, então é mais do que óbvio falar sobre a relação entre os dois fatores.

Com um iluminante considerado duro, a imagem final resulta em um clima de mistério com tom dramático, cores escuras. Uma iluminação suave causa sensação de delicadeza e calma, apresentando cores mais claras, entre outros sentimentos que a fotografia pode nos causar.

Porém, uma dificuldade enfrentada pela maioria dos fotógrafos e manipuladores de imagens é o padrão exato das cores. O que acontece é a variação das cores em cada fonte até o produto final.

O profissional enxerga uma cor no visor da câmera, outra no monitor e outra no produto impresso. Se a distribuição é feita exclusivamente na internet, a dor de cabeça se torna pior, pois cada pessoa irá ver de um monitor ou dispositivo diferente e em condições distintas de iluminação, o que trará desconforto ao explicar certos fatores do produto aos clientes

O problema acaba gerando uma série de outros desconfortos, como perda de tempo útil e também de dinheiro, no caso de impressões. Felizmente, existem métodos para conter todos esses problemas e obter uma maior produtividade com minimização de gastos.

Infelizmente, apenas análises à olho nu não são suficientes para garantirem os melhores resultados de coloração nas imagens, porém existem alguns processos que podem ser feitos para otimizar o seu trabalho.

calibrando monitor

Calibrando monitor Eizo

CALIBRE SEU MONITOR

No caso de computadores com Windows e Mac OS, existem formas de calibrar o monitor pelo próprio sistema operacional, porém, os resultados ainda não são satisfatórios para quem procura um resultado realmente profissional. Por isso foram criados equipamentos capazes de calibrar monitores para uma precisão profissional de cores. A linha de monitores Eizo ColorEdge já vem com calibradores embutidos, ou você pode usar o espectrofotômetro portátil X-Rite i1Basic ou i1Publish para calibrar os monitores criando perfis de cor ICC para usá-los nos aplicativos da Adobe, Corel,  e outros aplicativos gráficos.

ColorChecker

UTILIZE UM COLORCHECKER

Bom, o programa que você utiliza pode ter um perfil de cor para a sua câmera, porém, nada nunca terá o mesmo efeito do que uma calibragem. O melhor método para isso é o uso de um colorchecker. De longe ele pode parecer apenas um estojo de maquiagem, mas tem um potencial que pode acabar com vários problemas de quem trabalha com cor. Com ele você pode calibrar a sua câmera de acordo com as situações fotografadas.

Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite e dê uma olhada na nossa loja para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da cor! Você também pode saber mais sobre assuntos Pantone, X-Rite e outros no nosso blog.

Se deseja saber mais sobre estas soluções, você pode clicar no botão flutuantes à direita, assim, entraremos em contato para auxiliá-lo!