Para entendermos o que é cor é muito importante entendermos o que é luz. Isso porque a cor não é uma característica própria do objeto, mas depende da luz que o ilumina.
A luz é formada por uma ou várias cores do espectro visível de luz, que vai do violeta ao vermelho.
A união de todas as cores forma a luz branca, como é provado no experimento feito por Isaac Newton com o prisma que divide a luz branca em várias cores.
Um objeto azul ao ser iluminado por uma fonte luminosa branca, absorve todas cores do espectro exceto a cor azul, que é refletida, dessa forma veremos esse objeto com a cor azul.
Caso esse objeto azul seja iluminado por uma lâmpada verde, nenhuma cor será refletida por causa da ausência do espectro azul. O espectro verde será absorvido e enxergaremos o objeto com a cor preta.
Para padronizar o ambiente de forma prática e eficiente é recomendado o uso de Cabines de Luz. Estas cabines foram projetadas para tornar a avaliação visual de cores mais fiel a realidade. Suas paredes internas são feitas de um material de cor neutra para não interferir na cor da amostra.
O uso de iluminantes no padrão da CIE (Comissão Internacional de Iluminação) torna possível a simulação de várias situações de iluminação como luz do Sol, lâmpadas incandescente e fluorescente, ultravioleta, etc. Desse modo podemos prever a aparência do objeto e também comparar com o padrão para prevenir situações de Metamerismo.
“A cabine de luz deve estar em ambiente correto, em cor cinza médio neutro, o observador deve estar vestido de cor neutra, de preferência em cinza médio neutro,e a cabine deve estar isolada em local próprio onde não haja contaminação de iluminação nem de cores. Para avaliar, deverá posicionar somente o padrão de cor no lado esquerdo e a amostra no lado direito dentro da cabine.”
(Fonte: Herta Luisa Lenhardt, X-Rite)
Estas salas personalizadas criam o ambiente perfeito para análises de amostras de grande porte como automóveis, móveis e peças para indústria.
Este ambiente com excepcional iluminação controlada é ideal para detectar o efeito de casca de laranja, um defeito em camadas de tinta que ocorre quando a tinta seca muito rapidamente ou tem problemas de aderência à superfície que resultam em irregularidades na camada superficial.
É útil também para detectar o efeito de ondulação da superfície que somente pode ser visto de certos ângulos e utilizando uma fonte de luz que não seja difusa.
Interpretação de cores – Aceitabilidade
A precisão das cores é um fator determinante em todos os setores. Quando ela não atende os padrões desejados resulta em aumento dos custos e tempo de lançamento do produto, portanto é importante ver as cores sob condições de luz controladas.
Não se esqueça de compartilhar e curtir nossas publicações em nossas redes sociais! Confira também nossa loja virtual e tenha acesso a melhor tecnologia na área da cor!
Um abraço e até a próxima!
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.