Blog

RGB, CMYK, Pantone: você sabe o que significa?
30/03/2018

Você já deve ter ouvido falar em RGB, CMYK e Pantone, não é mesmo? Mas você sabe o que eles significam? Se não, vamos ajudá-lo a entender melhor o que é esta colorida sopa de letrinhas!

RGB 

Por exemplo, o tipo de cor mais utilizada em sua TV, computador ou smartphone, é chamado RGB – Red Green Blue. O valor RGB é exibido no intervalo entre 0 e 255. Isso significa que cada uma das três cores tem 256 níveis, que podem ser combinados para criar cores no espectro entre o preto e o branco.
Exemplificando: o valor RGB de preto é: 0.0.0 – isso significa que não há luz vermelha, luz verde ou luz azul. Em outras palavras, não há luz alguma, ou seja, a consequência de ausência de luz resulta no preto.
Para criar o branco, usaríamos o oposto: 255, 255, 255 – o valor máximo possível de cada cor, o que significa que a luz vermelha, verde e azul atingem o seu máximo (255) ou 100% de intensidade, resultando em branco.

Image description

 

CMYK 

Já para materiais impressos (papel, embalagens, banner, etc.) utilizamos quatro canais de cores, a famosa sigla CMYK que corresponde as cores “Cyan” (ciano), “Magenta” (magenta) e “Yellow” (amarelo), um modo de cor primário, e “Black” (preto), a interseção dessas três; que formará as demais cores quando usados em combinação. Este é o padrão utilizado por todas as impressoras.


Pantone 

Já a Pantone possui um sistema de cores que é baseado na mistura de vários pigmentos para criar cores especiais, incluindo cores metálicas. Ao longo dos anos, o sistema foi desenvolvido e padronizado, tornando-se referência para o mercado de cores.

Para assegurar que um material tenha sempre a mesma cor, a Pantone criou uma escala impressa com os códigos de cada cor e a respectiva tinta pronta para cada uma delas (saiba mais sobre cartelas Pantone aqui). Dessa forma, a gráfica consegue identificar as cores facilmente e ver quais ajustes precisam ser feitos na máquina para obter a cor desejada. Além disso a Pantone tem o Pantone Color Institute que estuda as cores e antecipa tendências de cor, como acontece na cor do ano; muitas pessoas, principalmente designers, esperam ansiosos por esse lançamento para essas cores serem usadas em tecidos, móveis e outros.

Para manter uma imagem de marca, ou se deseja trabalhar com cores, é importante saber a diferença entre estes termos e conhecê-los a fundo, pois são vastamente utilizados e de suma importância para preservar a qualidade da cor de materiais impressos ou a visualização por telas.

Image description

Gostou do nosso conteúdo?

Aproveite e dê uma olhada na nossa loja para ficar por dentro de todas as novidades Pantone! Você também pode saber mais sobre cor e sobre como fazer o uso correto da cartela Pantone, além de poder adquirir a sua aqui.

Ficou em dúvida ou deseja ter mais informações?
Entre em contato pelos nossos canais de atendimento logo abaixo: telefone, WhatsApp, e-mail ou clique no ícone flutuante da página e fale agora com um consultor.