Algumas práticas podem prejudicar toda a sua produção, acarretando na perda de tempo e verba. Descubra métodos para otimizar todos os processos e garantir resultados mais precisos
Você já parou para pensar sobre como problemas de padronização te fazem perder tempo, matéria prima e, em consequência, dinheiro? As dificuldades de encontrar um padrão de cores e, após esse êxito, conseguir repeti-lo, são comuns na produção industrial. Nesse texto nós te daremos informações para não viver mais sob esses medos.
Vamos pegar o exemplo de um profissional da área de embalagem, ou packaging. Quem é dessa área sabe como é difícil chegar a um padrão de cor. Após conseguir encontrar a tão sonhada padronização, o dilema pode ser ainda maior. É a hora de repetir precisamente as cores que foram encontradas no se produto final.
Essas dificuldades existem pelo simples fato do cérebro humano ter vários fatores (hiperlink primeiro texto) para a identificação de cores. Isso não nos faz incapazes de identificar cores, porém, torna a tarefa muito mais difícil a olho nu. Felizmente existem equipamentos que podem agilizar esse trabalho, facilitando todo o processo, reduzindo custos e também fornecendo uma estrutura ideal para os funcionários.
Espectrofotômetros
Começar a trabalhar com espectrofotômetros é uma das ações que com certeza terão resultado imediato na produção. No nosso texto O que é cor? falamos sobre como Sir Isaac Newton descobriu que cada onda de radiação, que corresponde a uma cor, possui um comprimento diferente.
Cabines de Luz
Uma coisa que também abordamos no último texto e continuaremos abordando religiosamente é a questão da iluminação. A luz (ou o iluminante) é algo importantíssimo ao falarmos sobre cor, já que pode modificar completamente a percepção que temos sobre os tons.
Esse tipo de equipamento tem como objetivo testar diversas formas de iluminar o seu produto, em alguns casos, podendo até simular luz natural filtrada.
Softwares
Também existem softwares que, combinados com monitores profissionais, podem tornar a produção menos trabalhosa e mais lucrativa por meio da tecnologia. No caso, também existem programas específicos para diferentes tipos de trabalho.
Os softwares Color iQC e Color iMatch, ambos da X-Rite, são exemplos de programas que você pode utilizar para ter um melhor resultado final. O primeiro é voltado ao controle de qualidade e ao mercado industrial em geral. O segundo também auxilia na formulação e desenvolvimento de novas cores.
Aproveite e dê uma olhada na nossa loja para ficar por dentro de todas as novidades Pantone! Você também pode saber mais sobre cor e sobre 5 fatores que atrapalham a sua avaliação de cores, além de outros conteúdos super importantes.
Se deseja saber mais sobre estas soluções, você pode clicar no botão abaixo e preencher nosso formulário, assim, entraremos em contato para auxiliá-lo!
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.