Profissionais buscam se profissionalizar cada vez mais em suas áreas, mas como seres humanos, possuímos alguns vícios que podem ser prejudiciais para uma produção lucrativa e de qualidade nas cores.
Ao lidar com cores precisamos ter uma série de cuidados para que alguns fatores não influenciam nos nossos resultados. Porém, infelizmente, mesmo com toda a tecnologia que temos hoje em dia, algumas pessoas ainda persistem com vícios antigos que podem acarretar em um atraso grande de produção.
1 – Não padronizar o iluminante
Como sabemos, a iluminação é um dos fatores determinantes quando se trata de cor. Por isso, trabalhar com cores em um ambiente com uma iluminação inadequada pode resultar em diversos erros. A solução para esse problema é uma cabine de luz. Esses equipamentos padronizam a iluminação, tirando o risco de interferências externas. Trabalhando com uma cabine você conta com um algumas alternativas. Além de ter uma referência exata de luz, também há a possibilidade de simular alguns tipos de luz natural, por exemplo. Assim, o produto pode ser produzido com iluminação padronizada e também ser testado em diferentes iluminantes.
2 – Condições de saúde
Algumas condições do profissional que trabalha com cor também devem ser observadas. O stress, tanto mental quanto físico, é um dos fatores que podem influenciar na percepção das cores. Também é sempre bom estar atento a problemas de vista. Testes de acuidade visual podem ser aplicados para avaliar a precisão visual da sua equipe. A X-Rite Pantone oferece alguns tipos de testes online, mas eles não são os mais indicados, servindo apenas como um tipo de exercício. O ideal é a aquisição de um teste profissional, que tem validade de aproximadamente dois anos e garante melhores resultados.
3 – Lentes
Batendo na lente dos óculos, os raios de luz podem influenciar na percepção das cores. Você pode entender um pouco mais sobre essa relação no nosso artigo Você sabe o que são as cores?
4 – Examinar apenas com o olho
Muitos profissionais possuem uma confiança cega no olho humano. Como sabemos, a nossa percepção de cores pode ser influenciada por alguns fatores. Examinar cor sem o uso de equipamentos necessários pode acarretar em diversos atrasos na sua produção, já que o fator de repetibilidade acaba sendo abalado.
5 – Monitores sem calibragem
Em uma empresa com vários computadores ou apenas um, a calibragem do monitor é algo de grande importância que pode influenciar diretamente no produto final. Calibrando o equipamento você pode agilizar o processo e também evitar reimpressões.
Soluções
Bom, aqui na Engecolor nós possuímos algumas soluções para você minimizar a interferência destes fatores. Tudo isso pode ser conferido no nosso site. Como representantes da X-Rite, conhecemos as dores e as necessidades de quem trabalha com cores.
Aproveite e dê uma olhada na nossa loja para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da cor! Você também pode saber mais sobre cor e sobre dicas para reproduzir cor, além de outros conteúdos super importantes.
Para estabelecer um programa de controle de qualidade bem-sucedido, você precisa de pelo menos um bom instrumento de medição e usuários treinados. Mas mesmo com tudo no lugar, existem algumas armadilhas comuns a serem observadas ao usar um espectrofotômetro para analisar a qualidade da cor. Vamos descobrir quais são as cinco armadilhas mais comuns neste post! Vem com a gente!
Quando alguém diz “maçã”, você imagina uma maçã vermelha ou uma maçã verde? E o que você faria se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o suficiente? Veja como algo aparentemente tão simples como a comunicação de cores pode te ajudar no seu fluxo de trabalho e economizar tempo e dinheiro.
A aparência é mais do que simplesmente cor; é uma visão ampla de tudo o que é característico a cada material exclusivo com o qual entramos em contato, incluindo textura, brilho, transparência e efeitos especiais. Cada uma dessas características desempenha um papel e tem um efeito na aparência geral e na compreensão em relação a um único material.