Monitores Profissionais X Monitores Comuns

Antes de escolher entre um monitor profissional e um monitor comum devemos levar em consideração a sua utilização. Aspectos como fidelidade de cores, ângulo de visão e taxa de resposta variam para cada tipo de tela.

Entre os monitores comuns mais utilizados temos o TN e o VA: 

Monitores TN (Twisted Nematic)

Tecnologia LCD mais utilizada devido ao seu baixo custo. São muito utilizados para jogos por causa do seu baixo tempo de resposta. Não possuem boa reprodução de cores e seu ângulo de visão é muito limitado. Olhar para o monitor de lado interfere drasticamente na visualização, sendo necessário estar no centro para evitar grandes distorções. Por esse motivo, as telas TN não são indicadas para quem trabalha com edição de imagem ou vídeo. 

Cores
2/5
Ângulos
2/5
Contraste
3/5
Tempo de Resposta
5/5

Imagem e Vídeo

Jogos

Home & Office

Monitores VA (Vertical Alignment)

Monitores VA possuem os pixels Verticalmente Alinhados. Tem melhor reprodução de cor do que os painéis TN mas os piores tempos de resposta dos monitores. Não recomendado para quem precisa de desempenho. Seu ponto forte é o contraste que reproduz muito bem tons escuros e seu ângulo de visão é um pouco melhor que os monitores TN.

Cores
4/5
Ângulos
3/5
Contraste
5/5
Tempo de Resposta
2/5

Imagem & Vídeo

Jogos

Home & Office

Monitores IPS (In-Plane-Switching)

Monitores profissionais IPS possuem sua estrutura de cristais líquidos na horizontal, diferente dos monitores comuns que são verticais.  Dessa maneira é possível enxergar a tela de qualquer ângulo sem alterar a imagem. Muito recomendado para salas amplas, onde muitas pessoas enxergam a mesma tela.  Além disso a fidelidade de cores é impressionante, fazendo dos monitores IPS os preferidos entre designers, fotógrafos e demais profissionais de áreas gráficas.

Cores
5/5
Ângulos
5/5
Contraste
3/5
Tempo de Resposta
3/5

Imagem e Vídeo

Jogos

Home & Office

Quem deve usar um monitor profissional?

Se você precisa ver as cores com fidelidade você precisa de um monitor profissional. Inclusive na área da saúde não se pode deixar esse aspecto em segundo plano. Diagnósticos por imagem requerem um alto padrão de visualização para clareza de resultados. Algo que apenas monitores profissionais IPS proporcionam. 

Designers e fotógrafos certamente terão problemas ao apresentar uma arte em um monitor comum pois cada pessoa verá uma cor diferente dependendo do seu ângulo de visão. Isso pode atrasar significativamente a conclusão de um projeto.

Calibrar o monitor também é importante

Além de escolha de um monitor, é muito importante que seja feito uma calibração periódica para corrigir cores, brilho e contraste. Monitores comuns também podem ser calibrados e com bons resultados.

Mas não adianta usar apenas as configurações básicas da máquina e do monitor. Uma calibração de qualidade deve ser feita com um espectrofotômetro como o I1 Basic PRO 2, I1 Display PRO ou ColorMunki da X-Rite. 

Calibração de monitor com o espectrofotômetro I1

No site da Engecolor você encontra várias soluções para gerenciamento e controle da qualidade de cores.

Nossas redes sociais:

 


Resumo do Texto

Antes de escolher entre um monitor profissional e um monitor comum devemos levar em consideração a sua utilização. Aspectos como fidelidade de cores, ângulo de visão e taxa de resposta variam para cada tipo de tela. Entre os monitores comuns mais utilizados temos o TN e o VA: Monitores TN (Twisted Nematic) Tecnologia LCD mais […]