A importância da comunicação de cor

Na sua comunicação interna, quando alguém diz pimentão você pensa vermelho, verde ou amarelo?

O que você faz se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o bastante? Veja como algo as vezes parecendo simples como comunicação e cor pode determinar se a sua programação dê certo ou falhe.

Uma foto pode pintar muitas palavras, mas palavras sozinhas não fazem várias cores

Conversas circulares sobre cor acontecem todos os dias. Elas geralmente começam começam com alguém pedindo por uma leve mudança. Deixar mais quente, faze-la ficar mais chamativa, abaixar um pouco o tom.

Você provavelmente esteve nessa situação por um tempo. Talvez seja frustrante contar com um designer que consegue, de alguma forma, visualizar a cor que o cliente quer, mas não consegue achar as palavras certas para descrever. Ou uma desafiadora conversa com um impressos que não produziu a cor que você planejou.

Donos de marcas, designers, fornecedores e produtores tentam comunicar cores de várias maneiras, e muitas vezes verbalmente. Cada vez que uma descrição de cor é passada adiante, ela pode ser percebida e recebida um pouco diferente.

O PANTONE® Matching System trouxe a indústria a um longo caminho para melhores combinações de cores. Padrões físicos de cor tem um importante papel no fluxo de trabalho. Eles têm trazido um nível elevado de precisão que palavras nunca conseguirão trazer.

Temos uma questão em comum sobre combinação de cores do mesmo produto em diferentes produções ou diferentes fornecedores de impressão. A questão é: se eu mando as mesmas cores Pantone para todos, por que não combinam?

Existe um número de possíveis explicações sobre o porquê de isso acontecer, e isso certamente pode ser muito frustrante, especialmente se você já apresentou os padrões físicos para o seu fluxo de trabalho.

Um fator contribuinte é chamado de “Pilha de erros.”

A pilha de erros acontece quando amostras físicas são usadas como referências de medição de cor em adição a avaliações visuais. Quando você mede uma amostra física e compara com outra amostra física, irão existir pequenas diferenças entre as duas. É muito similar a quando você faz uma fotocópia de uma fotocópia.

Você sempre vai obter a melhor qualidade quando imprimir diretamente da fonte, no arquivo no seu computador. E, no caso da medição de cor, você terá resultados mais precisos quando comparar o resultado medido com o valor digital da cor desejada.

Não deveria ser tão difícil

O problema com a maioria dos programas de cor e impressão é que eles estão focados no fator errado. Em vez de analisar a raiz do problema, tratam superficialmente, como se apenas tapassem buracos.

Ultimamente, isso leva você a perseguir as variáveis erradas. Quando as raízes dos problemas não são propriamente identificadas, você até pode conseguir alguns resultado parciais, mas ainda sentirá falta de resultados que deveria atingir.

Nós, da Engecolor, temos soluções X-Rite Pantone que podem te auxiliar, e muito, na comunicação de cor. Você pode conferir entrando na nossa loja. Também não esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais novidades e textos como esse. Um abraço e até a próxima!


Resumo do Texto

Na sua comunicação interna, quando alguém diz pimentão você pensa vermelho, verde ou amarelo? O que você faz se um cliente pede para você produzir uma cor usando descrições que não são específicas o bastante? Veja como algo as vezes parecendo simples como comunicação e cor pode determinar se a sua programação dê certo ou […]