Qual iluminante padrão para medir cores?

A luz é muito importante para medir a cor portanto devemos padronizá-la, mas qual o iluminante padrão para medir cores? A cor que enxergamos é uma pequena faixa do espectro visível da luz que vai do violeta ao vermelho, desse modo observamos uma cor diferente em cada frequência. Toda fonte de luz tem uma cor predominante definida pela posição do pico da curva espectral e por isso objetos tem sua cor modificada por fontes luminosas.

Iluminante

Este fonte de luz tem a temperatura de cor levemente azulada.

Fonte luminosa e iluminante

É importante entender a diferença entre os dois:

  • Uma fonte luminosa depende de energia para iluminar: Como o Sol e as lâmpadas por exemplo. Além disso, podemos medi-la com equipamentos de colorimetria a fim de encontrar sua curva espectral.
  • Em contrapartida,um iluminante é definido por uma representação matemática de uma curva espectral que pode ou não existir. A CIE, Commission Internacionale L’Eclairage (Comissão Internacional de Iluminação) definiu alguns iluminantes com a finalidade de representar certas fontes de luz. Estes iluminantes e seus dados espectrais são usados com o intuito de medir a cor de uma amostra e ver seu comportamento sob cada fonte. 

Entretanto, é possível medir a curva espectral de uma fonte luminosa com um espectrofotômetro criando assim um iluminante padrão.

Como escolher o iluminante padrão

Primeiramente, ao escolher o iluminante para medir cores, deve ser considerado o uso final do produto e suas necessidades. Um produto com o propósito de uso externo deverá usar um iluminante que simule a luz do dia. Em contrapartida, produtos a serem usados em lugares com luzes artificiais necessitam iluminantes que representem fluorescentes. Mas pode-se usar mais de um iluminante para testar todas variações da cor.

 

 

Iluminantes padrão CIE, A, B e C

  • Iluminante A 

    Iluminação de filamentos de tungstênio doméstica e temperatura de cor de 2856k. Usado para aplicações que utilizam lâmpadas incandescentes pois possui uma cor amarelada.

  • Iluminante B 

    Representa a luz solar do meio-dia. Possui temperatura de cor de 4874k. Pouco usado atualmente pois não possui uma representação muito boa da luz do dia..

  • Iluminante C 

    Representa a luz do dia média (não incluindo a região de onda ultravioleta). Possui temperatura de cor de 6774k. Pode ser usado para testar o Metamerismo, contudo é pouco usado atualmente pois não possui uma representação muito boa da luz do dia. Assim, recomenda-se substituí-lo pelo D65.

Iluminantes padrão CIE, D

  • Iluminante D50 

    Luz do dia. Temperatura de cor de 5000k. Possui uma boa equivalência em todas frequências do espectro. Utilizado nas áreas gráficas para controlar a reprodução da cor.

  • Iluminante D65 

    Luz do dia média.  Temperatura de cor de 6500k. Esse é um dos iluminantes mais utilizado para representar a luz do dia.

  • Iluminante D75 

    Luz do dia no hemisfério norte. Temperatura de cor de 7500k.

Iluminantes padrão CIE, F

  • Iluminante F2 

    Simula a luz fluorescente branca fria usada em escritórios e lojas. Temperatura de cor de 4230k.

  • Iluminante F7 

    Fluorescente de banda larga. Simula a luz do dia do D65. Temperatura de cor de 6500k.

  • Iluminante F11 

    Fluorescente de banda estreita. Temperatura de cor de 4000k.

  • Iluminante F12 

    Fluorescente de banda estreita. Temperatura de cor de 3000k.

 

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

O IRC foi criado pela CIE com a finalidade de classificar a fidelidade de cores das fontes luminosas quando comparadas com um iluminante padrão CIE. O valor do IRC pode variar de 0 a 100, sendo 100, portanto, o valor que representa a maior fidelidade de cores. 

Para análise e gerenciamento de cores, a recomendação é que este índice seja superior a 90, para que as fontes luminosas sejam confiáveis.

Cabines de luz

Nós da Engecolor recomendamos que para fazer a medição, além de usar o iluminante padrão, seja usado uma fonte luminosa de qualidade em um ambiente controlado. Para obter um ambiente padronizado recomenda-se o uso de uma cabine de luz.

A precisão das cores é um fator determinante em todos os setores e quando ela não atende os padrões desejados resulta em aumento dos custos e até mesmo no tempo de lançamento do produto, gerando muitos retrabalhos, portanto é importante ver as cores sob condições de luz controladas.

No site da Engecolor você encontra várias soluções para gerenciamento e controle da qualidade de cores.

Nossas redes sociais:

 


Resumo do Texto

A luz é muito importante para medir a cor portanto devemos padronizá-la, mas qual o iluminante padrão para medir cores? A cor que enxergamos é uma pequena faixa do espectro visível da luz que vai do violeta ao vermelho, desse modo observamos uma cor diferente em cada frequência. Toda fonte de luz tem uma cor […]