Como calibrar Impressoras? Perfilando e criando Perfil ICC.

A fidelidade de cores na impressão é tão importante quanto a fidelidade de cores no seu monitor. É muito importante que os dispositivos conversem entre si para não termos um resultado diferente do esperado na impressão.

Calibrar ou perfilar?

A maneira correta de se referir aos ajustes feitos na impressora é perfilamento. Calibração é feita apenas em monitores. 

Como perfilar a impressora

Antes de perfilar a impressora é preciso saber qual o tipo do papel. Cada papel possui um acabamento e uma gramatura que vão influenciar nas cores do material impresso. Assim, para cada tipo de papel você deverá criar um perfil ICC.

Imprima um gráfico de teste para ser analisado pelo equipamento de medição, que pode ser um espectrofotômetro como o i1 Basic Pro da X-Rite.

Espere 10 minutos para secar a tinta do papel e faça a medição. Siga uma linha de cores por vez, até o fim. Dessa maneira será criado o perfil ICC.

Perfil ICC

Uma das maneiras de controlar as cores na impressão é com o perfil ICC. O perfil ICC é um arquivo que cria um perfil de cores para a impressora, como se fosse um cartão de identidade, regulando a tonalidade de cada cor.

Além de aproximar as cores do resultado ideal, também facilita a comunicação de cores entre impressoras fazendo com que todas imprimam da mesma maneira. Nesses casos cada impressora mesmo que seja da mesma marca e modelo terá um perfil diferente para cada uma. Além disso, o perfil ICC também ajuda na economia de tinta 

Perfilando Impressora com i1 Profiler

Para os profissionais mais exigentes, a X-Rite criou a solução perfeita para uma incrível fidelidade de cor durante todo seu trabalho digital. Desenvolvido para fotógrafos, designers e profissionais de pré-impressão, o i1 Publish Pro 2 traz o que há de melhor para definir perfis de cores e calibrar monitores, projetores, impressoras CMYK e RGB, câmeras e scanners.

Dentre os benefícios do i1 Publish, estão:

  • Garantia de cores verdadeiras em todos os monitores de PC e Notebooks com LED, Plasma, RG Phosphor, OLED e Wide Gamut;
  • Cores impressas perfeitas em RGB, CMYK e CMYK + 4, com perfis interativos inteligentes, além de controle avançado de geração e separação de preto;
  • Com o alvo de avaliação visual do ColorChecker Proof, verifique de forma rápida e precisa a qualidade de saída de cor
  • Obtenha cores chapadas, de qualquer superfície. Isso vai ajudar para atender requisitos de marcas corporativas e design criativo, além de manter suas paletas PANTONE atualizadas, com o Color Manager

1. Conecte seu dispositivo I1, verifique se o software detectou o dispositivo e clique em Perfilar Impressora.

2. Escolha a impressora e selecione o tipo de papel. Escolha o gráfico de teste e imprima. Espere 10 minutos para secar a tinta do papel antes de fazer a medição. 

3. Calibre o dispositivo i1.

4. Agora com o i1 faça a medição do gráfico de teste. Siga uma linha de cores por vez, até o fim. Dessa maneira será criado o perfil ICC.

Cada quadrado mostra a cor que foi medida e como deveria ser.

5. Por último, de um nome para o arquivo ICC e salve. Pronto sua impressora está calibrada.

A precisão das cores é um fator determinante em todos os setores e quando ela não atende os padrões desejados resulta em aumento dos custos e até mesmo no tempo de lançamento do produto, gerando muitos retrabalhos, portanto é importante ver as cores sob condições de luz controladas.

No site da Engecolor você encontra várias soluções para gerenciamento e controle da qualidade de cores.

Nossas redes sociais:

 


Resumo do Texto

A fidelidade de cores na impressão é tão importante quanto a fidelidade de cores no seu monitor. É muito importante que os dispositivos conversem entre si para não termos um resultado diferente do esperado na impressão. Calibrar ou perfilar? A maneira correta de se referir aos ajustes feitos na impressora é perfilamento. Calibração é feita […]