
Os processos de impressão e qual escolher
Ao desenvolver um projeto gráfico, é importante prestar atenção à qualidade de impressão para focar no layout e transmitir informações de forma eficaz. Porém, antes de iniciar o projeto, deve-se definir o sistema de impressão mais adequado e considerar o tipo de fonte, a cor e o acabamento do material utilizado para se obter um bom resultado.
Depois de definir formato, margens, cores, imagens e tipografia do seu projeto, é essencial escolher qual processo de impressão será utilizado.
Atualmente, existem muitos processos de impressão que são úteis e rentáveis para cada segmento. Estes são divididos em processos de impressão convencionais e processos de impressão digitais e são definidos pela forma como ocorre a transferência dos elementos gráficos para o substrato de impressão; por isso, se você é um designer, por exemplo, é fundamental que conheça estes processos, afinal, irá agregar mais valor ao seu trabalho e reduzirá as chances de uma frustração no projeto final.
Este conteúdo vai apresentar as formas de impressão mais comuns no mercado gráfico, onde são utilizadas e qual irá se adequar ao seu fluxo de trabalho.
Abordaremos os seguintes tópicos:
o 1. Processos de Impressão Convencionais
o 1.1 Impressão Offset
o 1.2. Rotogravura
o 1.3. Flexografia
o 1.4. Serigrafia
o 1.5. Tampografia
o 2. Processos de Impressão Digitais
o 2.1. Impressão por Jato de Tinta
o 2.2. Impressão a Laser
o 2.3. Sublimação
o 2.4. Gravação a Laser
o 3. Qual processo escolher
Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!
Processos de Impressão Convencionais
Os processos de impressão convencionais são aqueles que contam com matrizes físicas de impressão. Mesmo com a evolução da impressão digital, esses processos continuam sendo amplamente utilizados, pois produzem resultados de qualidade e muitas vezes mais rentáveis.








DIFERENÇAS NO PRODUTO FINAL

Processos de Impressão Digitais
Os processos de impressão digitais trabalham com matrizes digitais. Em um computador, o comando de impressão gera um arquivo temporário com todas as informações sobre a imagem e as configurações de impressão, esse arquivo é a matriz digital. Sendo essa a principal vantagem dos métodos de impressão digital, pois ele não necessita da produção e gravação de uma matriz física.





Qual processo escolher?
Ainda que na maioria dos casos a opção escolhida no design gráfico seja a offset, esta escolha não pode ser um procedimento espontâneo. Para definir o processo, é necessário considerar não só os parâmetros relacionados à qualidade de impressão final exigida pela situação do projeto, mas também os custos, prazos e operações de produção. Assim, devem ser levados em conta:
1. As vantagens e desvantagens apresentadas pelo processo e sua adequação às necessidades do projeto;
2. A tiragem, pois se apenas 500 cópias já bastam, alguns processos devem ser deixados de lado, pois só se tornam viáveis para tiragens maiores;
3. O custo de todo o processo, pois muitos apresentam um alto custo fixo (para a produção da matriz, por exemplo), o que se torna inviável;
4. O suporte que será utilizado (papel, papelão, vidro etc.) pois muitos dos processos não suportam alguns tipos específicos de suporte;
5. O conhecimento prévio do processo ou ao menos a possibilidade de obter este conhecimento antes de elaborar o projeto.
- Outra coisa a se levar em conta é o princípio básico de qualquer investimento: a relação custo-benefício. Em comparação com os benefícios, o custo só pode ser considerado alto ou baixo; um custo aparentemente baixo se tornará muito alto se trazer benefícios insignificantes e até mesmo causar prejuízos. Por outro lado, opções de investimento mais caras podem trazer ganhos significativos no curto ou médio prazo e, assim, este custo se revela efetivamente baixo.
Gostou do nosso conteúdo?
Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a entender mais sobre os processos de impressão existentes e como escolher o ideal para o seu fluxo de trabalho.
Caso tenha lhe restado dúvidas, estamos a disposição para atendê-lo em nossos canais de comunicação, ou você pode preencher o formulário abaixo para que assim possamos entrar em contato!
Conteúdo originalmente publicado em abril de 2021 e atualizado em maio de 2021.