
Diferenças entre o Colorímetro e o Espectrofotômetro
Os dispositivos de medição de cores são usados para capturar, comunicar e avaliar cores, tanto em embalagens de diversos materiais como papelão, plástico, entre outros, como alimentos, tintas, revestimentos e peças. Estes dispositivos podem ajudar a garantir que a cor produzida corresponda à cor especificada originalmente, sem interferências, garantindo assim a economia de tempo e insumos.
Você já ouviu falar de colorímetros ou espectrofotômetros? Não? Pois saiba que ambos são essenciais para garantir que as cores de seus projetos correspondam as cores especificadas antecipadamente, reduzindo o desperdício de material e economizando tempo.
Neste post iremos explicar como estes dispositivos funcionam e qual a utilidade de cada um, além de como escolher o ideal.
Neste artigo, veremos:
o 1. O que é um colorímetro?
o 1.1. Onde posso utilizá-lo?
o 2. O que é um espectrofotômetro?
o 2.1. Tipos de espectrofotômetros
o 3. Como posso escolher o ideal para o meu fluxo de trabalho?
Acompanhe!




Tipos de espectrofotômetros
Existem três tipos principais que podem ser escolhidos dependendo da aplicação, funcionalidade e portabilidade desejada.

Os instrumentos 0º / 45º (ou 45º / 0º)
O espectrofotômetro mais comum é capaz de medir a luz refletida em um ângulo fixo em relação à amostra, geralmente 45°, e excluem o brilho para reproduzir melhor a forma que o olho humano vê a cor. Estes equipamentos são frequentemente usados para medir cores em superfícies planas, lisas ou foscas.

MULTIANGULAR
Um instrumento multiangular pode visualizar a cor da amostra como se ela estivesse sendo rotacionada para frente e para trás, assim sendo capaz de medir a cor em diferentes ângulos. Os instrumentos multiangulares mais modernos são usados para avaliar pigmentos especiais, como esmaltes de unhas e revestimentos automotivos, que possuem efeitos mica ou perolados.

DE ESFERA
Um instrumento esférico consegue capturar a luz refletida em todos os ângulos da amostra para calcular a medição de cor mais próxima que o olho humano pode enxergar. Ao contrário dos instrumentos que medem em 45°, estes podem medir excluindo o brilho e incluindo o brilho. Eles são normalmente utilizados para medir a cor aplicada a superfícies texturizadas, como tecidos, carpetes e plásticos, como também superfícies brilhantes ou espelhadas, incluindo tintas metálicas, impressão sobre folha de alumínio/papel filme e outras superfícies altamente brilhantes.
Como escolher o ideal para o meu fluxo de trabalho?
Primeiro, você deve entender:
1. Qual é o seu departamento?
• Aplicações industriais
Erros de cor podem acontecer em qualquer ponto do processo de fabricação, seja durante a especificação, formulação, produção, montagem ou, no pior dos casos, em todos esses. Saiba mais sobre como os espectrofotômetros podem solucionar seus problemas de cor na indústria ou entre em contato com algum de nossos atendentes no botão flutuante abaixo.
• Fluxos de trabalho gráficos
Com as complexas campanhas gráficas atuais, a precisão de cores é ainda mais importante para suprir as expectativas dos clientes em todo o planejamento e execução do projeto. Nesse caso, recomendamos um espectrofotômetro portátil para realizar a medição de cores, ou mesmo um colorímetro para calibrar seus dispositivos de trabalho e especificar cores inspiradoras.
• Pré-impressão
Para este setor, um dos mais importantes itens de atenção e controle de qualidade, recomendamos o popular X-Rite eXact ou suas variantes para a obtenção rápida, precisa e consistente de cores; outra recomendação é o i1Publish Pro 3, que oferece medição de cor espectral profissional incluindo criação de perfil de cor ICC para monitor, scanner, projetor e impressoras RGB, CMYK e multicanal, além de garantia de qualidade de monitor e impressão.
Para aplicações de controle de qualidade de cor que são amplamente utilizadas na indústria em geral, um colorímetro pode fornecer uma experiência de trabalho excelente.
Para aplicações que necessitam da curva de refletância espectral, formulação de cores ou do controle de metameria, o espectrofotômetro é o instrumento ideal.
Gostou do nosso conteúdo?
Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender mais sobre as semelhanças e diferenças entre os espectrofotômetros e os colorímetros e qual você deve escolher para lhe ajudar em seu fluxo de trabalho. A Engecolor trabalha com estes e outros instrumentos em nosso site, não esqueça de dar uma olhada e aproveitar as melhores soluções X-Rite, Pantone e outras!
Se deseja saber mais sobre estas soluções, você pode clicar no botão abaixo e preencher nosso formulário, assim, entraremos em contato para auxiliá-lo!
Conteúdo originalmente publicado em abril de 2021 e atualizado em maio de 2021.