5 Fatores que atrapalham a sua avaliação de cores

Profissionais buscam se profissionalizar cada vez mais em suas áreas, mas como seres humanos, possuímos alguns vícios que podem ser prejudiciais para uma produção lucrativa e de qualidade nas cores

Ao lidar com cores precisamos ter uma série de cuidados para que alguns fatores não influenciam nos nossos resultados. Porém, infelizmente, mesmo com toda a tecnologia que temos hoje em dia, algumas pessoas ainda persistem com vícios antigos que podem acarretar em um atraso grande de produção.

1 – Não padronizar o iluminante

Como sabemos, a iluminação é um dos fatores determinantes quando se trata de cor. Por isso, trabalhar com cores em um ambiente com uma iluminação inadequada pode resultar em diversos erros. A solução para esse problema é uma cabine de luz. Esses equipamentos padronizam a iluminação, tirando o risco de interferências externas.

Trabalhando com uma cabine você conta com um algumas alternativas. Além de ter uma referência exata de luz, também há a possibilidade de simular alguns tipos de luz natural, por exemplo. Assim, o produto pode ser produzido com iluminação padronizada e também ser testado em diferentes iluminantes.

2 – Condições de saúde

Algumas condições do profissional que trabalha com cor também devem ser observadas. O stress, tanto mental quanto físico, é um dos fatores que podem influenciar na percepção das cores. Também é sempre bom estar atento a problemas de vista.

Testes de acuidade visual podem ser aplicados para avaliar a precisão visual da sua equipe. A X-Rite Pantone oferece alguns tipos de testes online, mas eles não são os mais indicados, servindo apenas como um tipo de exercício. 

O ideal é a aquisição de um teste profissional, que tem validade de aproximadamente dois anos e garante melhores resultados.

3 – Lentes

Batendo na lente dos óculos, os raios de luz podem influenciar na percepção das cores. Você pode entender um pouco mais sobre essa relação no nosso artigo Você sabe o que são as cores?  

4 – Examinar apenas com o olho

Muitos profissionais possuem uma confiança cega no olho humano. Como sabemos, a nossa percepção de cores pode ser influenciada por alguns fatores. Examinar cor sem o uso de equipamentos necessários pode acarretar em diversos atrasos na sua produção, já que o fator de repetibilidade acaba sendo abalado. O gif abaixo mostra como os olhos humanos pode ser facilmente enganados por interferências externas.

5 – Monitores sem calibragem

Em uma empresa com vários computadores ou apenas um, a calibragem do monitor é algo de grande importância que pode influenciar diretamente no produto final. Calibrando o equipamento você pode agilizar o processo e também evitar reimpressões.

Soluções

Bom, aqui na Engecolor nós possuímos algumas soluções para você minimizar a interferência destes fatores. Tudo isso pode ser conferido no nosso site. Como representantes da X-Rite, conhecemos as dores e as necessidades de quem trabalha com cores.

Fique ligado nas nossas redes sociais para mais conhecimento sobre o mundo das cores e suas soluções! Até mais!

 


Resumo do Texto

Profissionais buscam se profissionalizar cada vez mais em suas áreas, mas como seres humanos, possuímos alguns vícios que podem ser prejudiciais para uma produção lucrativa e de qualidade nas cores Ao lidar com cores precisamos ter uma série de cuidados para que alguns fatores não influenciam nos nossos resultados. Porém, infelizmente, mesmo com toda a […]