3 Soluções de cor que podem melhorar a sua produção

Algumas práticas podem prejudicar toda a sua produção, acarretando na perda de tempo e verba. Descubra métodos para otimizar todos os processos e garantir resultados mais precisos

Você já parou para pensar sobre como problemas de padronização te fazem perder tempo, matéria prima e, em consequência, dinheiro? As dificuldades de encontrar um padrão de cores e, após esse êxito, conseguir repeti-lo, são comuns na produção industrial. Nesse texto nós te daremos informações para não viver mais sob esses medos.

Vamos pegar o exemplo de um profissional da área de embalagem, ou packaging. Quem é dessa área sabe como é difícil chegar a um padrão de cor. Após conseguir encontrar a tão sonhada padronização, o dilema pode ser ainda maior. É a hora de repetir precisamente as cores que foram encontradas no se produto final.

Essas dificuldades existem pelo simples fato do cérebro humano ter vários fatores (hiperlink primeiro texto) para a identificação de cores. Isso não nos faz incapazes de identificar cores, porém, torna a tarefa muito mais difícil a olho nu. Felizmente existem equipamentos que podem agilizar esse trabalho, facilitando todo o processo, reduzindo custos e também fornecendo uma estrutura ideal para os funcionários.

Cabines de luz

Uma coisa que também abordamos no último texto e continuaremos abordando religiosamente é a questão da iluminação. A luz (ou o iluminante) é algo importantíssimo ao falarmos sobre cor, já que pode modificar completamente a percepção que temos sobre os tons.

Esse tipo de equipamento tem como objetivo testar diversas formas de iluminar o seu produto, em alguns casos, podendo até simular luz natural filtrada.

 

Espectrofotômetro

Começar a trabalhar com espectrofotômetros é uma das ações que com certeza terão resultado imediato na produção. No nosso texto O que é cor? falamos sobre como Sir Isaac Newton descobriu que cada onda de radiação, que corresponde a uma cor, possui um comprimento diferente.

 

 

No caso da comunicação de cor, ele consegue medir exatamente as características do tom que você está usando, acabando com os erros resultantes da medição a olho nu. Existem vários tipos de espectrofotômetro, sendo cada um indicado para determinados tipos de materiais.

Softwares

Também existem softwares que, combinados com monitores profissionais, podem tornar a produção menos trabalhosa e mais lucrativa por meio da tecnologia. No caso, também existem programas específicos para diferentes tipos de trabalho.

Os softwares Color iQC e Color iMatch, ambos da X-Rite, são exemplos de programas que você pode utilizar para ter um melhor resultado final. O primeiro é voltado ao controle de qualidade e ao mercado industrial em geral. O segundo também auxilia na formulação e desenvolvimento de novas cores

Ambos podem ser utilizados nos mais diversos segmentos, como pigmentos, masterbatches, plásticos, têxteis e tintas.

Todas essas soluções podem ser encontradas no nosso site. Você também pode ficar sabendo de mais informações como essa nos acompanhando nas redes sociais. Um abraço e até a próxima!

 


Resumo do Texto

Algumas práticas podem prejudicar toda a sua produção, acarretando na perda de tempo e verba. Descubra métodos para otimizar todos os processos e garantir resultados mais precisos Você já parou para pensar sobre como problemas de padronização te fazem perder tempo, matéria prima e, em consequência, dinheiro? As dificuldades de encontrar um padrão de cores […]